OPTA - ORÇAMENTO PARTICIPATIVO TABATINGA

          A Prefeitura Municipal de Tabatinga continua inovando em suas ações, e através da Diretoria de Finanças e Planejamento, quer dar voz ao cidadão tabatinguense, e para que isso aconteça está implantando no município o OPTA - Orçamento Participativo Tabatinga.

          “No primeiro mandato nossa gestão investiu em algumas obras que há anos eram necessárias e na reorganização administrativa e financeira, agora, para avançar ainda mais, precisamos dar voz ao cidadão, assim poderemos atender com eficiência às demandas dos tabatinguenses. Contamos com a participação de toda população” destaca o prefeito Eduardo Ponquio Martinez.

O QUE É ORÇAMENTO PARTICIPATIVO?

          O orçamento participativo é um mecanismo governamental de democracia que permite aos cidadãos influenciar na elaboração do orçamento municipal, ou seja,  é uma forma da população demonstrar ao Poder Público quais são suas maiores demandas e a oportunidade para solicitar investimentos, obras ou melhoria nos serviços que são necessários ao município em geral ou em determinado bairro.

Como funciona o OPTA?

          Entre os dias 09/08/2021 e 23/08/2021, serão disponibilizados 10 Orelhões em diversos pontos da cidade e no Distrito Curupá, onde o cidadão tabatinguense poderá dar sugestões e apresentar demandas do bairro onde mora ou da cidade em geral, indicando as necessidades e prioridades nas quais o município deve observar nas tomadas de decisões e na elaboração das peças de planejamento. O cidadão poderá indicar a necessidade de melhorias numa praça, no asfalto do seu bairro, questões envolvendo o ensino, saúde, meio ambiente, serviço social, esporte, entre outros.

            A partir das demandas coletadas será realizada uma seleção das propostas viáveis e interessantes para o coletivo e serão formulados projetos e ações para que tais propostas sejam enquadradas no do Plano Plurianual (PPA 2022 a 2025), bem como as prioridades inseridas na LDO – Lei de Diretrizes Orçamentária e LOA – Lei Orçamentária Anual 2022.

            Dessa forma a ideia do cidadão é recebida pelo poder público, analisada e, sempre que possível, viabilizada e transformada em realidade.

Como faço para participar?

          Para participar com ideias e sugestões, o cidadão deve observar o calendário que será disponibilizado na página oficial da Prefeitura de Tabatinga/SP, acessando o link www.tabatinga.sp.gov.br, menu “OPTA - Orçamento Participativo Tabatinga”, e na página da Prefeitura no Facebook, e verificar data e local que o OPTA estará disponível no seu Bairro.

          Para ter acesso ao questionário o cidadão deve informar seu CPF. Importante observar que a identidade da pessoa é altamente sigilosa e não será divulgada e o cadastro se faz necessário apenas para não permitir que o mesmo cidadão vote mais de uma vez. Assim, poderá identificar os projetos e ações que devem ser priorizados e ainda deixar a sua proposta para o município, descrevendo, inclusive sugestões.

 

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD

ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas: Alt + [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Tamanho da Fonte/Contraste
fechar
ACESSIBILIDADE
Carregando... Por Favor, aguarde...